segunda-feira, 28 de abril de 2014

Dia Nacional da Caatinga 2014

S.O.S RIO PIANCÓ comemora o Dia Nacional da Caatinga com uma grande caminhada pela trilha de São Sebastião na Serra de Catingueira que fica localizada no município de Catingueira na micro região do Vale do Piancó neste Estado da Paraíba.

Segundo o Presidente da ONG José Rodrigues Filho afirma que a comemoração denominada Expedição Cultural Ecológica Ambiental deste ano faz parte de uma sequencia que já acontece pela terceira vez consecutiva e que conta mais uma vez com a participação das Entidades parceiras: Grupo Escoteiro Padre Otaviano 13º PB, Rotaract Clube, Interact Clube, Demolays, estudantes e populares das Cidades de Piancó e Catingueira.

Os participantes do evento comemorativo ambiental ressaltaram a importância da população local em preservar a serra de catingueira no quesito ambiental, ressaltaram que tanto na parte da fauna quanto da flora durante o trajeto na trilha puderam constatar que essa biota abriga um elevado número de espécies, como também visualizamos belas paisagens de vegetações e formações deslumbrantes em rochas. Seguindo trilha adentro tivemos a grata oportunidade de conhecer a cachoeira e o poço de Mãe Luzia, diante de muitas e muitas belezas naturais inesquecíveis também foi apreciado fontes naturais e córregos de águas correntes límpidas que impressiona na sua potabilidade.

Outro fato curioso que nos chamou bastante atenção foi que durante a caminhada nos encontramos com casais de pessoas que moram permanentemente e exercem suas funções como agricultores no topo da serra, como é o caso do Sr. José Patrício da Silva conhecido por Zé Cascavel casado com Juraci Alexandre da Silva conhecida por Tuta, na oportunidade da entrevista Zé Cascavel afirma que o seu pai Sr. Sebastião Patricio da Silva de (75) setenta e cinco anos é morador da serra a mais de (20) vinte anos. Em seguida foi encontrado mais outro casal morador da serra, desta vez foi o Sr. Antônio Juvino casado com Maria das Graças, os mesmos afirmam morar na serra a mais de (10) dez anos e também sobrevive da agricultura e pecuária na localidade.
De volta a Cidade a caravana ambiental do bem, juntamente com populares da Cidade aproveitaram a oportunidade para fazerem doações e plantios de mudas de árvores adaptadas ao bioma e ao clima da região, a doação das mudas foi realizada pela ONG S.O.S RIO PIANCÓ onde no momento foram disponibilizadas as seguintes espécies: Catingueira, Craibeiras, Pata de Vaca e saboneteira.

Os ativistas ambientais da ONG na oportunidade da comemoração do Dia da Caatinga contaram com o apoio dos dois municípios envolvidos no evento, que aconteceu da seguinte forma: O município de Piancó através do Prefeito Sales Lima e a Secretária de Educação Sheila de Sá disponibilizou um veiculo ônibus para o transporte do pessoal, já o município de Catingueira disponibilizou-se em ajudar da seguinte forma: Um guia para nos acompanhar durante o passeio na trilha, que de forma brilhante o Jovem Sebastião Emídio nos conduziu a todas essas belezas naturais. Ainda pudemos contar com o apoio do Secretário de Agricultura o Sr. José Fernandes de Lucena (Fernandes) e Com gestos de graça e paz o Prefeito Albino Felix patrocinou o almoço para todas as pessoas envolvidas na comemoração ambiental denominada Caminhada Cultural Ecológica Ambiental ao Dia Nacional da Caatinga.

Participantes no Evento:

José Rodrigues Filho, Alex Vinicius Soares Fernandes, Mariana Abílio Rodrigues de Lacerda, José Marcos Avelino, Anna Karinna Palitot Remígio, Carlos Henrique Barboza da Silva, Aurea Christina Barros Xavier, Lucas Davi Farias Costa, Pedro José da Silva Filho, Fernanda Rumão da Silva, Tamirys Maria U. S. Leite, José Antônio Vicente da Silva, Sebastião Emídio, José Fernandes de Lucena, Jorge Vicente de Souza Filho, Fagner Shirdcley Ventura de Souza, Fulvio Clementino P. Souza, Cid Ventura, Anthonny Marcillis S. V. Alencar, Anna Cristhina P. Remígio Alves e Manoel Messias Soares.
S.O.S RIO PIANCÓ AGRADECE COM CARINHO A TODOS. 

2 comentários:

  1. Agradeço pelo convite, e que venha os próximos. Conte comigo sempre!

    ResponderExcluir
  2. Olá, fazemos parte de uma equipe onde exploramos toda Paraíba, e gostaríamos de fazer alguns vídeos nessas trilhas maravilhosas. Contato 83 9 8811-2477

    ResponderExcluir