domingo, 2 de fevereiro de 2014

Cidade de Piancó na Paraíba Pretende ser Polo Sertanejo no Cultivo de Flores



       Na manhã de sexta (31/01) saiu de Piancó uma caravana de pessoas, acompanhadas pelo Diretor de Meio Ambiente da Secretaria de Infra Estrutura o ambientalista José Rodrigues Filho, que todos conhecemos por Zé Filho  e a professora Rosy Mary Andrade em direção ao  Brejo Paraibano, especificamente Sapé e Areia, para em encontro com a técnica da EMPASA, Silvana Alves Santos, conhecer o trabalho e a técnica do cultivo de flores tropicais e temperadas para formarem uma associação de floriculturistas em nossa cidade, com vistas à produção e venda de flores.

            A primeira parada foi em Sapé, na Fazenda Zumbi, do senhor Zeca Araújo, que cultiva as chamadas flores tropicais que são destinadas ao feitio de arranjos ornamentais. Ele mostrou a plantação de flores como a ádria, bastão de imperador,  rostrata, entre muitas outras  variedades que ele cultiva em sua fazenda há oito anos e diz ser  uma  atividade muito lucrativa. Importante destacar que o plantio é sombreado, e   o adubo orgânico,  resultado das podas nas hastes que fica depositado no chão, favorecendo mais ainda a beleza da plantação. Com uma  ampla explanação sobre como cultivar, produzir e vender as flores, ele também mostrou o belíssimo jardim de sua fazenda, com flores muito bonitas e exóticas, e também um pomar lindo, com frutas como carambola, manga, abacate, maracujá.

            Em seguida, acompanhou a caravana até a cidade de Areia, onde a parada foi na Cooperativa  Flores Vila Real, onde vimos o cultivo de outra variedade de flores e plantas, mais  destinadas a jardinagem, com flores como cravinas, amor-perfeito,  rosas, e plantas ornamentais. A presidente Maria Marta Lima, mostrou as estufas onde as plantas são cultivadas, falou da necessidade do empenho e dedicação e que a lucro vem sim, mas depois de muito esforço, pois nessa modalidade a venda é feita sobretudo  com mudas em vasos,  que podem se adequar a jardinagem de casa e até mesmo de praças.







            Foi uma viagem proveitosíssima,  as mulheres voltaram encantadas e muito decididas a criarem aqui em Piancó  uma cooperativa nos moldes das que foram vistas e provar que mesmo aqui neste sertão árido a beleza das flores pode surgir e encantar, e ainda ser uma atividade rentável economicamente.
Aurea Cristina Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário