sábado, 22 de abril de 2017

“Açude Curema” Motivo de Conflitos Sobre Usos Inadequado da Água.



Foto: WhatsApp CBH-PPA

Os moradores da Cidade de Coremas no interior da Paraíba, se organizaram e, protestaram na última quarta feira 19 de Abril de 2017, contra a abertura das comportas do “Açude Curema”.
A mobilização que ainda continua até este sábado 22, tem como objetivo preservar as poucas águas que estão acumuladas no referido reservatório.
O motivo da movimentação estar acontecendo, é em função da Agência Nacional de Águas ANA, ter feito uma abertura de 500 L/s, nas comportas do manancial, que encontra-se diante de um baixo volume hídrico acumulado, com apenas 45.450.000 m³, correspondente a 7,6% de toda sua capacidade, onde concordamos que realmente é muito pouco, a população Coremense acordou... Acreditamos que foi em função do sofrimento que ocorreu no ano anterior, 2017, quando muitos ficaram sem água, oportunamente os mesmos, não mais querem se submeter a tal constrangimento hídrico e moral.
A Diretoria da S.O.S Rio Piancó, através do ofício nº 011/2015 de 16 de Dezembro de 2015, provocou o Ministério Público Federal, no sentido de pedir providencias, a respeito da preservação do líquido precioso, que encontrava-se, sendo desperdiçado nas comportas do Açude Curema, tal desperdício, iria comprometer o abastecimento futuro de 1.350,000 pessoas, que dependem diretamente das águas do referido açude “CUREMA”, no entanto pouca coisa foi diligenciado a esse respeito, é o que sabemos.
S.O.S Rio Piancó.

Um comentário: