quinta-feira, 19 de junho de 2014

Comemoração do Dia Mundial de Combate à Desertificação

Nesta quarta-feira 18 de junho de 2014, dando continuidade aos trabalhos iniciados na terça-feira, dia 17 de junho de 2014, data em que se comemora o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca, foi realizada a revitalização da Praça coronel João Leite, ação idealizada pela Diretoria de meio Ambiente do município de Piancó. As mudas foram doadas pela S.O.S Rio Piancó e plantadas com a colaboração do Grupo Escoteiro Padre Otaviano, com o apoio da Prefeitura Municipal de Piancó que preparou o terreno .Foram plantadas 08 mudas, com os seguintes nomes populares: 04 Craibeiras, 01 Ipê branco, 01 Ipê roxo, 01 Pata de vaca, e 01 Tamarindo. Continue lendo clique em mais informações.

A arborização urbana é um assunto que tem crescido em importância nas discussões sobre os problemas das cidades e na busca de maior qualidade de vida para os cidadãos, pois além de desempenhar um papel estético na composição urbana, as árvores têm funções múltiplas que podem contribuir de maneira efetiva na promoção de melhorias na qualidade ambiental das cidades.

A importância da vegetação, como um todo, tem sido de grande importância na melhoria das condições de vida da população, tanto nos centros como também nos entornos urbanos, que com o crescimento populacional das cidades. As árvores de rua têm inúmeros usos e funções no ambiente urbano. Um dos efeitos de maior importância, porém de difícil quantificação, diz respeito à satisfação psicológica que o ser humano sente ao caminhar sob árvores. Além do uso estético e arquitetônico, as árvores fornecem inúmeros benefícios ao meio ambiente refletindo na qualidade de vida e humanização das cidades: amenização da temperatura através da sombra de suas copas e umidificação do ar por meio da transpiração das folhas; modificação do micro clima urbano, o que por sua vez afeta o balanço de energia no interior das casas; retenção de partículas de poeira e de poluição na sua copa; purificação do ar produzindo o oxigênio que respiramos; redução dos ruídos, servindo de barreira contra os ventos; etc.

 O ambientalista, Presidente da S.O.S RIO PIANCÓ e Diretor de Meio Ambiente do Município de Piancó Sr. José Filho, disse que ações dessa natureza é um meio eficiente de promover educação ambiental com a população e envolver os moradores nas atividades com os cuidados com as plantas introduzidas nos espaços urbanos. Para isso se faz necessário o acompanhamento do município com o desenvolvimento das árvores e os cuidados necessários com o ambiente urbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário