quarta-feira, 19 de março de 2014

Empresa Textil de Itaporanga-PB Comete Crime Ambiental Grave em Piancó

Na última terça-feira, 18/03, a diretoria do meio ambiente em parceria com a 3ª Cia da Policia Militar de Piancó, interceptaram um veiculo Renault Master, placa OGF2588, Itaporanga-PB, conduzido por Josivaldo Cavalcante Gomes, de propriedade da Empresa MC Flanelas localizada na PB386 do empresário MARCONE COSTA EPP CNPJ: 03.915.936/0001-30 Insc. Est.: 16.129.029-9. Rua Projetada - Conjunto Chagas Soares, Itaporanga - PB, 58780-000 sentido Itaporanga-Boa Ventura, que foi constado em que a mesma está enviando “Lixo Tóxico” para o município de Piancó num carro Baú supracitado. Lei a matéria completa clique em mais informações

  
O motorista ao ser interrogado pelo diretor de Meio Ambiente José Filho, disse que está orientado por seu patrão para dispersar os resíduos de origem industrial no lixão de Piancó. A edição do piancoonline que também estava no local, entrevistou o diretor do meio ambiente sobre o ocorrido, o mesmo explicou que o município está tendo problema com esses tipos de resíduos vindos de outras cidades vizinhas, devido a ver rumores que o município de Piancó dispõe de um aterro sanitário, acrescentou que um município para fazer tratamento de qualquer tipo de resíduos, principalmente vindos de outro município, é necessário constar entre ambas um plano diretor especificando o acontecimento e principalmente os tipos de resíduos a ser destinados.
 
Esse material para ser destinado, precisa receber um tratamento adequado.  Ele compreende desde cádmio, chumbo e mercúrio. Segundo o Greenpeace: Metais pesados: cádmio, chumbo, mercúrio e cromo (VI)
Texto: Greenpeace
Metais pesados como cádmio, chumbo e mercúrio, foram utilizados em certos corantes e pigmentos usados em têxteis. Esses metais podem se acumular no corpo com o passar do tempo e são altamente tóxicos, com efeitos irreversíveis que incluem danos ao sistema nervoso (chumbo e mercúrio) ou aos rins (cádmio). Também é sabido que o cádmio causa câncer. Os usos do cromo (VI) incluem determinados processos têxteis e de tingimento de couro: é altamente tóxico até em baixas concentrações, inclusive para muitos organismos aquáticos. Na União Europeia o cádmio, mercúrio e chumbo foram classificados como ‘substâncias prejudiciais prioritárias’ por regulamentos que requerem medidas a serem tomadas para eliminar sua poluição da superfície das águas na Europa. A utilização do cádmio, mercúrio e chumbo foi severamente restrita na Europa por algum tempo, incluindo certos usos específicos das substâncias em têxteis”
Texto: Piancoonline
(http://www.greenpeace.org/brasil/pt/O-que-fazemos/Toxicos/Onze-substancias-quimicas-prejudiciais/).





Nenhum comentário:

Postar um comentário