sábado, 8 de dezembro de 2012

Mudas de Árvores da Caatinga

Muda: Angico.
  • Nome Popular: Angico - Nome Científico: Anadenanthera colubrina Família: Leguminosae.
  •  Angico é a designação comum a várias árvores dos gêneros Piptadenia, Parapiptadenia e Anadenanthera da família Mimosoideae. Elas são nativas da América tropical, principalmente do Brasil e também são exploradas e/ou cultivadas devido à boa qualidade da sua madeira.
    Angico. Há indícios de que essas plantas (principalmente as do gênero Anadenanthera) possuíram presença marcante na esfera religiosa de várias tribos indígenas da América do Sul e leste do Caribe. Uma das possíveis explicações para esse fato é a presença de alcalóides psicoativos, dentre os quais a bufotenina (5-OH-DMT) em quantidades que variam de 1 a 12% da massa das sementes e o N,N-DMT e 5-MeO-DMT em quantidades menores
    Exemplos:
    • Angico branco liso (Anadenthera colubrina; Leguminosae - Mimosaceae)
    • Angico vermelho (Anadenanthera macrocarpa; Leguminosae - Mimosaceae)
    • Angico-do-cerrado (Anadenthera falcata; Leguminosae - Mimosaceae)









__________________________________________________________________________________
Muda: Juazeiro (Juá).

         Nome Popular: juazeiro – Nome científico Ziziphus Mart. 
Família: Rhamnaceae.





 Juazeiro. A árvore é reputada por diversas propriedades medicinais. Entre seus componentes químicos, destacam-se vitamina C, pó de juá, cafeína, ácido betulínico e saponinas (estas últimas consideradas tóxicas, se em grandes quantidades). O extrato do juazeiro, o juá, é empregado na indústria farmacêutica em produtos cosméticos, dentre eles xampus e cremes, bem como em cremes dentais.

Um comentário: