sábado, 28 de abril de 2012

Realizada a Expedição Cultural Ecológica Ambiental do dia Nacional da Caatinga


A ONG S.O.S Rio Piancó, em parceria com as Entidades, Rotaract Clube, Interact Clube, Demolayos, Grupo Escoteiro 13º PB, e Sindicato Patronal de Santana dos Garrotes- PB, realizou uma Expedição Cultural Ecológica Ambiental, comemorando o dia Nacional da Caatinga, 28 de abril de 2012.

Os pontos escolhidos para visitação foram os seguintes.
Olho d’água da tabua
Pedra do Caboclo
Fonte de água mineral CROATÁ

O evento teve apresentações Ambientais e Culturais das Entidades presentes, doações de mudas nativas, também contou com palestras e apresentações sobre turismo rural, ministrada pelo SENAR Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, através do instrutor Cícero de Sousa Lacerda.   






segunda-feira, 2 de abril de 2012

Rio Piancó, Ong e Escoteiros Conscientizam População



Ong, S.O.S Rio Piancó e o Grupo Escoteiros Padre Otaviano 13º PB de Piancó, vem realizando caminhadas ecológicas no Rio Piancó em todos os finais de semanas. O objetivo desses acontecimentos é chamar atenção das autoridades competentes relacionadas ao assunto, como já é de conhecimento a organização civil S.O.S RIO PIANCÓ, alerta a população sobre os riscos que todos correm em consumirem água contaminada, nesse caso se trata de um rio que recebe esgotos domésticos e industriais de 20 Cidades que compõe o Vale do Piancó e que alimenta o sistema Coremas Mãe D’água, que é mais conhecido por açude Coremas, maior manancial superficial de água doce acumulada da Paraíba. Outra preocupação é quanto ao despreparo das pessoas com o manejo do solo que vem sendo implantado nessa região, contribuindo cada vez mais para assoreamentos e contaminações do solo e da água.   

Rio Piancó, Veneno e Erosão



A Ong, ambientalista S.O.S RIO PIANCÓ, vem realizando nos finais de semanas caminhadas ecológicas, expedições, eventos e dias de campo no leito do Rio Piancó. Nesse ultimo final de semana, domingo dia 01 de abril de 2012, foi constatado a ausência do poder público com o nosso rio, as fotos mostram pontos críticos de assoreamento e até uso de agrotóxico em áreas de preservação permanente, ficando claro que não temos apoio das assistenciais técnicas dos órgãos, nem tão pouco o cumprimento das leis ambientais do nosso país. Não a desculpas para sensibilização de que ainda não tínhamos conhecimento dos fatos, essa área mostrada pela foto fica a apenas 400m do perímetro urbano da Cidade de Piancó na Paraíba e podendo ser observada da BR 426 que liga as Cidades de Piancó a Santana dos Garrotes, e aí, tem desculpas para dizer não sabíamos?
A ONG, vem denunciando os absurdos que vem acontecendo com o Rio Piancó e pede a os órgãos responsáveis apenas o cumprimento da lei.